quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Suco de abacaxi, laranja e mel com própolis

Ingredientes: 01 fatia grossa de abacaxi picada, suco de 03 laranjas, 1/2 copo de água mineral gelada e 01 colher de sopa de mel com própolis (mel enrriquecido com própolis).
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.
Propriedades: Esse suco é indicado para o fortalecimento do sistema imunológico e no combate de gripes e resfriados.
Contra indicação:  não deve ser consumido por pessoas com problemas de gastrite e úlceras estomacais e/ou intestinais, devido a acidez do abacaxi e da laranja. O mel não deve ser consumido por diabéticos e crianças menores que 12 meses. 
Rendimento: 02 copos.
Calorias por porção (copo): 100 Kcal.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sanduíche agridoce com peito de peru

Ingredientes:
08 fatias de pão preto, 04 colheres (sopa) de cream cheese light, 04 colheres (sopa) de geleia light de damasco (ou de outra fruta de sua preferência), 04 fatias de peito de peru, broto de alfafa a gosto, 01 xícara (chá) de tomate-cereja cortados ao meio, sal e 01 fio de azeite de oliva extravirgem para temperar

Modo de preparo
1. Espalhe o cream cheese light em metade das fatias do pão.
2. Passe a geleia de damasco.
3. Coloque uma fatia de peito de peru em cada sanduíche.
4. Distribua o broto de alfafa e os tomates e, se quiser, tempere com um fio de azeite e uma pitada de sal.
5. Sirva frio logo em seguida.

Rendimento: 4 porções
196 Kcal cada sanduíche

publicado em 25 de de setembro 2013 por Debora Moscardini 
Por Carla Gasparetto
fonte (texto e imagem): www.dietaja.uol.com.br


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Musse Romeu & Julieta Diet

Ingredientes: 02 potes de iogurte natural desnatado, 01 pote de requeijão cremoso light, 03 colheres de sopa de adoçante granular a base de sucralose, 01 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor (12 g), 05 colheres de sopa de água fria para hidratar a gelatina, 06 colheres de sopa de geleia de goiaba diet (150 g).
Modo de preparo: hidrate a gelatina com a água fria e leve ao fogo em banho maria até dissolver. Bata no liquidificador o iogurte, o requeijão, o adoçante e a gelatina dissolvida na água, por aproximadamente 01 minuto. Coloque a musse em uma travessa e leve à geladeira por 02 horas. Cubra com a geleia de goiaba diet e retorne para a geladeira até o momento de servir.
Rendimento: 04 porções de 175 g cada.
Calorias por porção: 150 Kcal.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Suco de centrífuga

Ingredientes: 02 cenouras grandes, 06 folhas de couve manteiga com os talos e 03 maçãs fugis com casca e sem as sementes.
Modo de preparo: lave os vegetais e frutas com uma escovinha própria em água corrente. Deixe de molho em água sanitária por 10 minutos. Use 01 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água. Enxague bem. Passe os ingredientes pela centrífuga. Acrescente gelo a gosto e beba em seguida
Rendimento: 02 copos de 200 ml.
Calorias por copo: 191 Kcal.

Salada colorida


Ingredientes: 01 beterraba ralada, 02 cenouras raladas, 01 pimentão verde picado, ¼ de repolho branco picado, 03 colheres de sopa de salsinha picada, ¼ de cebola espremida, 02 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, 01 colher de sopa de vinagre de maçã, ½ colher de café de cominho em pó e sal a gosto. 
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes e leve à geladeira até o momento de servir.
Rendimento: 06 porções.
Calorias por porção: 104 kcal.

Compota de pera diet

Ingredientes: 08 peras portuguesas pequenas inteiras com os cabinhos e sem as cascas, 01 pacote de gelatina diet sabor morango, 04 xícaras de chá de água, 01 pau de canela e 03 cravos da índia.
Modo de preparo: em uma panela de pressão coloque a água, a gelatina em pó, a canela , os cravos e misture bem . Acrescente as peras, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo. Quando a pressão começar a pegar, desligue o fogo e espere 10 minutos para abrir a panela.  Sirva gelado.
Rendimento: 04 porções.
Calorias por porção: 84 Kcal

domingo, 5 de janeiro de 2014

QUIABO E DIABETES



Quiabo e diabetes. Posicionamento da Sociedade Brasileira de Diabetes

Qui, 02 de Janeiro de 2014 08:22 

A Sociedade Brasileira de Diabetes vê com grande preocupação a divulgação por grandes veículos de comunicação, formas “alternativas” de tratamento do diabetes sem qualquer base científica, pelo seu potencial de malefício, especialmente para as pessoas portadoras de diabetes em uso de insulina. Mais especificamente desejamos nos referir ao Programa da Rede Globo de Televisão que divulgou os supostos benefícios da baba do quiabo para o tratamento do diabetes. Esclarecemos que não há qualquer evidência científica para tal uso e que portanto não o recomendamos.
A Sociedade Brasileira de Diabetes reúne profissionais de saúde (especialistas, professores, pesquisadores), com o interesse em diabetes e tem como missão a compreensão dos fenômenos envolvidos, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura desta doença e suas complicações que atinge no momento aproximadamente 13.4 milhões de brasileiros. Nestas áreas de estudos grandes avanços tem ocorrido nos últimos anos resultantes de vultuosos recursos utilizados na realização de pesquisas envolvendo milhares de pessoas portadoras de diabetes em universidades de todo o mundo.
Embora ainda não curável, o diabetes na atualidade é perfeitamente controlado com medicamentos encontrados gratuitamente em farmácias populares e unidades básicas de saúde.
A Sociedade Brasileira de Diabetes recomenda que as pessoas portadoras de diabetes mantenham uma alimentação saudável, atividade física regular, uso de medicamentos prescritos pelo médico, incluindo insulina se necessário e visitem um serviço de saúde para realização de exames periódicos e consultas com outros especialistas quando necessário: cardiologista, oftalmologista, nefrologista etc.
Por último, a Sociedade Brasileira de Diabetes esclarece que tratar diabetes não significa somente tratar a glicemia, mas tratar também o Colesterol, a Pressão Arterial, a Obesidade, o hábito de fumar, todos fatores de risco para a doença vascular, principal causa de morte na atualidade.

Em 27 de dezembro de 2013.
Por Dr. Laerte Damaceno – Editor-chefe do portal
Dr. Balduino Tschiedel – Presidente da SBD
Dr. Walter Minicucci – Presidente eleito da SBD

Fonte: http://www.diabetes.org.br/component/content/article/188-slideshow-home/2399-quiabo-e-diabetes-posicionamento-da-sociedade-brasileira-de-diabete#.UsduEoyzUFQ.facebook