terça-feira, 15 de novembro de 2011

Diabetes causa uma morte a cada dez segundos em todo o mundo

"Estima-se que muitas pessoas não sabem que têm diabetes"

Estima-se que haja, pelo menos, 300 milhões de pessoas com diabetes em todo o mundo, e no Brasil, são cerca de 11 milhões de portadores, segundo dados do Ministério da Saúde e de sociedades médicas.
No Dia Mundial do Diabetes, o foco da campanha global, pelo terceiro ano seguido, é orientar a população para prevenir a doença, que mata uma pessoa a cada dez segundos no mundo - conforme estatística da Federação Internacional de Diabetes, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
O desconhecimento sobre o que é a doença, os sintomas e o tratamento tem sido um dos obstáculos para conter essa epidemia global. A própria federação internacional estima que metade das pessoas não sabe que tem diabetes.
Apesar de muitos brasileiros terem um parente ou amigo com a doença, parte deles não sabe como evitá-la. "Muitos têm contato, mas não conseguem ajudar a pessoa próxima com a doença. E ficam incapazes de prevenir nelas mesmas", alerta o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Walter Minicucci.
A diabetes tipo 2, que atinge mais pessoas, ocorre quando há aumento da taxa de açúcar (glicose) no sangue. Os sinais mais comuns são a sede excessiva, a perda de peso, a fome exagerada, a vontade de urinar muitas vezes, a difícil cicatrização de feridas, a visão embaçada, o cansaço e infecções frequentes. Alguns dos fatores de risco são a obesidade, o sedentarismo e o histórico familiar com casos da doença.
A prática de exercícios físicos e a alimentação equilibrada ajudam a evitar a diabetes tipo 2, que não tem cura. Quando a diabetes não é tratada, aumenta o risco de o paciente ter um ataque cardíaco, ficar cego ou sofrer amputação de uma perna.
14/11/2011 Dia Mundial do Diabetes
Fonte: Agência Brasil

Manjar de coco com geléia de ameixa diet


Ingredientes do pudim: 800 ml de leite desnatado, 01 vidro de leite de coco light (200ml), 06 colheres de sopa cheias de amido de milho, 05 colheres de sopa cheias de adoçante próprio para ir ao fogo (usei Tal & Qual, que a medida é idêntica ao do açúcar para adoçar) e 1/2 xícara de chá de coco seco ralado. Modo de preparo do pudim: Em uma panela, misture bem todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo cozinhando bem até abrir fervura. Cozinhe então por mais uns 10 minutos para engrossar como um mingau consistente. Vá mexendo sempre para não "empelotar" nem grudar no fundo da panela. Passe o manjar para uma forma e deixe esfriar. Leve à geladeira por 12 horas (faça no dia anterior).
Ingredientes para a geléia de ameixa: 15 ameixas pretas secas, 500 ml de água, 04 colheres de chá cheias de adoçante próprio para ir ao fogo (usei Tal & Qual) e 02 colheres de chá cheias de amido de milho. Modo de preparo da geléia de ameixa: Leve as ameixas para ferver com a água por aproximadamente 10 minutos. Desligue o fogo e separe 06 a 08 unidades inteiras para enfeitar o manjar. Bata no liquidificador o restante das ameixas junto com a água até ficar um purê. Leve ao fogo o purê obtido com o amido e o adoçante. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 05 minutos após abrir fervura. Mexa de vez em quando. Desligue o fogo junte as ameixas inteiras e deixe esfriar para levar à geladeira. No momento de servir, desenforme o manjar, cubra com a geléia de ameixas e enfeite com as ameixas inteiras.

Rende 08 porções de 192 Kcal cada.

Essa receita é indicada para diabéticos ou pessoas que estão fazendo uma dieta para perder peso.